Importar contatos é uma tarefa simples, porém, em uma configuração padrão e dependendo do tamanho da lista, esta tarefa pode durar algumas horas. Neste artigo iremos te mostrar como importar sua lista para o Mautic em até 4x mais rápido aqui na Marketing Stacks.
Sempre que alguém migra de outra ferramenta para o Mautic, ou decidir incorporar uma lista de e-mails vinda de outra aplicação, terá que executar esta operação através da importação de contatos do Mautic. Para importar a lista para o Mautic você deve utilizar um arquivo de extensão CSV.
O arquivo CSV, também conhecido em inglês como “Comma-separated values”, é um arquivo de texto comum, porém, possui dados estruturados aonde cada “,” uma separação é criada e ao ser interpretado, esta separação será considerada uma coluna, e cada linha uma linha na tabela. Este formato é um dos mais comuns e mais aceitos quando o assunto é trafegar lista de contatos.
Primeira dica
O Mautic aceita que você utilize um arquivo CSV desde que ele esteja no formato UTF-8. Caso a codificação não seja a adequada, assim que você tentar enviar o arquivo para a importação, ele irá retornar um erro de formato. Aqui vai uma ótima dica. Importe o arquivo para o Google Drive, e peça que ele seja aberto pelo Google Sheets, na sequência, através do Google Sheet clique na opção Download e consequentemente no formato CSV. Por padrão o arquivo baixado no formato UTF-8 é compatível com o Mautic.
Segunda dica
O Mautic possui dois modos de importação dos contatos. No modo frontend, você acompanha o progresso passo a passo enquanto as linhas do CSV são processadas e transformadas com contato dentro do Mautic. E o método em backend, ou background, neste método o arquivo é processado sozinho através da execução de uma tarefa cron e os contatos são absorvidos para dentro do Mautic sem a necessidade de supervisão.
Ambos os formatos tem características boas e ruins, mas eu posso te garantir que em termos de performance e prevenção de falhas, o formato background possui muito mais vantagens. Seguem abaixo o podemos considerar como os principais motivos para se utilizar a importação do background:
- Redução do uso do servidor e liberação do Web Server:
- Reinicio em caso de falha com o servidor ou browser;
- Ocorrendo a falha na conexão os arquivos já foram inseridos no servidor e vão ser importados mesmo que você não consiga conectar;
- Liberdade para executar outras atividades enquanto a importação acontece;
- Controle de limites e outras restrições pela Cron;
A importação em Background tende a ser muito mais eficiente em máquinas pequenas. Em alguns casos, com listas muito extensas ou com muitas tarefas simultâneas, pode ser o único caminho para uma importação de sucesso.
Terceira dica
Uma terceira dica é dividir o seu arquivo em vários outros menores. É possível utilizar divisores de arquivos para reduzir o tamanho das listas e fazer com que o Mautic processe mais de uma lista ao mesmo tempo, aproveitando todos os recursos disponíveis para esta tarefa.
Se você é um cliente da Marketing Stacks, é possível importar até 4 arquivos ao mesmo tempo, o que tornar o processo 4 vezes mais rápido. Executando em background, a tarefa vai consumir pouco dos recursos em operação.
Para permitir a importação de mais de um arquivo ao mesmo tempo, você deverá habilitar na opção que consta no arquivo local.php chamada: ‘parallel_import_limit’, e definir um número de importações paralelas, ou seja, o número de arquivos que serão importados, em background ao mesmo tempo.
Se você é cliente da Marketing Stacks a opção de realizar 4 importações simultâneas já está liberado, caso deseja modificar este volume solicite ao suporte.